O que visitar em São Roque
São Roque é uma simpática cidade a apenas 60 km de São Paulo. Ela se destaca pela localização entre montanhas, seu rico patrimônio histórico, a produção de vinhos e pelo clima de tranquilidade, mesmo estando tão perto da capital paulista. Mas, se você ainda não sabe o que visitar em São Roque, nós vamos te dar uma forcinha.
Neste texto, reunimos as principais atrações da cidade. Você vai se surpreender com um roteiro inesquecível que pode se transformar em uma das melhores viagens da sua vida. Acompanhe!
Morro do Cruzeiro
O Morro do Cruzeiro é um dos atrativos preferidos de São Roque. O local é de fácil acesso e oferece uma das vistas mais belas da cidade, em um ambiente de paz e tranquilidade, cercado pela Mata Atlântica e por montanhas magníficas.
No alto do morro há uma cruz e uma imagem de São Roque, o padroeiro da cidade. Por isso, além de ser um ponto turístico, o local atrai religiosos que encontram ali um local de devoção.
Entre os meses de julho e agosto ocorre a novena do Cruzeiro. Então, durante nove dias, os fiéis visitam o morro e fazem orações.
Estação ferroviária e Maria Fumaça
Se você está procurando o que visitar em São Roque e quer conhecer mais sobre a História da cidade, a estação ferroviária é um ponto imperdível. Ela foi construída em 1874 e teve uma função fundamental no desenvolvimento da cidade, permitindo a ligação de São Roque com a capital paulista.
Atualmente, o prédio em que funcionava a estação é sede da guarda municipal, mas ele ainda guarda todo o charme de uma época anterior e passou por uma restauração.
Muitos turistas gostam de tirar fotos em frente ao prédio. Além disso, há uma locomotiva parada nos trilhos que complementa o cenário.
Antes os visitantes podiam fazer uma visita ainda mais imersiva, pois havia passeios de Maria Fumaça, entretanto o percurso não está em funcionamento. Mas há projetos para que o passeio volte a ocorrer, então os turistas podem esperar novidades no futuro.
Recanto da Cascata
No bairro Vila Junqueira encontra-se o Recanto da Cascata, um dos locais mais famosos de São Roque. É o lugar perfeito para quem deseja apreciar a natureza, pois se trata de uma área preservada com 50 mil metros de Mata Atlântica. Além disso, há uma bela trilha para quem deseja uma aventura mais imersiva.
Mas não é só pela natureza que o Recanto da Cascata se destaca. O local também abriga uma feira permanente que funciona aos domingos, das 9h às 16h. Por lá é possível comprar produtos orgânicos, artesanatos, hortifruti e refeições.
Por fim, o local também recebe alguns dos principais eventos da cidade, como o festival de inverno, Expo São Roque, festa junina e o festival das orquídeas.
Brasital
O centro cultural Brasital funciona nos galpões que outrora abrigaram uma das primeiras indústrias têxteis brasileiras. A empresa nasceu em 1890 e chegou a empregar 80% dos trabalhadores da cidade. Mas acabou sendo fechada em 1970.
Então, o governo reestruturou o espaço, que mantém uma arquitetura antiga, mas onde funcionam cursos profissionalizantes, oficinas culturais, uma sala de música e até uma biblioteca.
O local impressiona pela sua beleza e tranquilidade, sendo cercado por muita área verde e contando com um belo jardim. O acesso é gratuito e o Brasital está próximo ao centro, no bairro Vila Aguiar.
Praça da República
A Praça da República é uma das principais praças de São Roque. O local passou por diversas reformas, mas continua mantendo o seu charme e transmite um ar de tranquilidade. Por lá há bancos, um coreto, um chafariz e muitas árvores que fazem uma sombra gostosa em dias quentes.
Um detalhe curioso sobre a praça é que muitos moradores a chamam de “Jardim” ou “Praça da Preguiça”, pois em algum momento viveu por lá um casal de bicho-preguiça.
Todos os sábados, ocorre uma feira de artesanato na Praça da República. Este evento imperdível é a chance de levar várias lembrancinhas de sua viagem, por isso programe-se para fazer uma visita.
Vinícola XV de novembro
Se você gosta de vinhos e está procurando o que visitar em São Roque, saiba que a Vinícola XV de Novembro é um lugar imperdível. Por lá é possível conhecer mais sobre o processo dessa bebida tão apreciada, fazer degustações e comprar belas garrafas.
A vinícola já está no mercado há 60 anos. Ela teve como fundador Brasílio Augusto de Moraes e o negócio foi passado para as próximas gerações da família. Hoje a administração está por conta do filho e do neto do Sr. Brasílio.
A produção é feita a partir de vinhedos selecionados e com toda a atenção, o que resulta em vinhos variados, capazes de agradar aos mais exigentes paladares.
Fazenda Santa Adélia
A Fazenda Santa Adélia é o lugar perfeito para quem busca boa culinária e tranquilidade. O local funciona realmente como uma fazenda, então há galinhas, pôneis e outros bichos, além de um parquinho para as crianças. Tudo isso cercado por belas árvores.
Já no restaurante há um cardápio extremamente variado, com destaque para os mais de 40 doces caseiros. Você também poderá se deliciar com bolachas, mel, sucos, queijos e outras coisas.
A Fazendinha Santa Adélia está localizada na Estrada do Vinho e é aquele tipo de lugar que com certeza você vai querer visitar outra vez.
Fazenda Angolana
A Fazenda Angolana é um local com opções completas em meio à natureza. Divirta-se com toda a família e tenha um dia inesquecível.
Por lá há diversos animais, restaurantes, pedalinhos, flores, uma tirolesa radical, cafeteria, trilha ecológica e uma incrível aldeia de coelhos.
Há duas opções de restaurantes no local, uma a la carte, que funciona de sexta a domingo, e um fogão a lenha, que funciona sábado e domingo. Ambos abrem a partir das 11h30 e não é possível fazer reservas. Então, chegue cedo para apreciar uma refeição deliciosa.
Há algumas opções exclusivas para crianças, como cama elástica, playground e passeio de pônei.
São Roque
Gostou de saber o que visitar em São Roque? Que tal um City Tour?