CABOOSE

 

Agora o passageiro do Trem de Guararema tem a disposição uma opção diferenciada para realizar o passeio: o “Caboose”!

Este carro/vagão diferenciado possui duas amplas varandas em suas extremidades com bancos e cobertura com toldo retrátil possibilitando uma vivência única para o passageiro: sendo totalmente aberto, a visão das paisagens é ampla, além da sensação agradável do passeio ao ar livre. O passageiro tem também acesso à cúpula do caboose, uma parte elevada no meio do corpo com amplas janelas para uma visão diferenciada do trem e das paisagens, ideal para fotografias.

Este é o único Caboose do tipo em operação no país com fins turísticos, tornando esse passeio ainda mais especial; uma lembrança que será guardada para a vida toda!

 

Histórico

 

Recuperado pela ANPF - Associação Nacional de Preservação Ferroviário e a THG Turismo Viagens de Trem e operado pela ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, este Caboose circula no Trem de Guararema e foi fabricado pela Indústria Santa Matilde na cidade de Três Rios no Estado do Rio de Janeiro em 1973. Ele é o número 1 da série de fabricação, encomendado pela RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A.
O caboose — ou “guarda-freio”, “carro-breque” etc. — é um carro ou vagão de serviço, geralmente acoplado ao final da composição, para garantir a segurança do trem e da linha.

Atualmente, o carro foi adaptado para o transporte de passageiros para atividade turística e eventos de interesse de grupos e visitantes.

 

Consulte nossa equipe da THG Turismo Viagens de Trem e ABPF para seus eventos especiais.

 

Ficha técnica:

 

Capacidade: 32 passageiros sentados

Banheiro: 01 

Iluminação: Interna e externa

Compartimentos: 03 para guarda de materiais