A atual gestão da Prefeitura da Estância Turística de São Roque (2021-2025), administrada pelo Prefeito Guto Issa é consciente da importância do turismo e sua dimensão frente à economia atual, reconhecidamente o segmento é grande gerador de empregos diretos, indiretos e de renda, desde que acompanhado de ações concretas e objetivas.
Com uma demanda crescente por parte de órgãos públicos, privados e entidades sem fins lucrativos, observa-se que o transporte turístico de passageiros sobre trilhos no país, está sendo merecedor de novos estudos em alguns trechos e de pronta reativação em outros. Para tanto, será necessário a recuperação de trechos ferroviários (em vários trechos os trilhos foram furtados), carros (vagões) e locomotivas.
Considerada como Estância Turística do Estado de São Paulo, possuindo muitos recursos e atrativos turísticos, a cidade tem trabalhado para a implantação do Trem Turístico de São Roque, na recuperação das locomotivas, carros de passageiros e estações.
Para a concretização do projeto, será necessária a concessão do trecho ferroviário que depende de acertos jurídicos entre a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e RUMO Logística S/A. Assim que definido essas questões que já estão sendo negociadas entre as empresas e prefeitura, o município deverá receber a concessão do trecho ferroviário para a circulação do trem turístico.
A consultoria do projeto foi realizada pela THG Ferrovia, Turismo e Consultoria Ltda, onde foram realizados os estudos de viabilidade turística e econômica e, atualmente a gestão da manutenção do material rodante está sendo feita pela Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF, uma parceria com a prefeitura, publicada pelo decreto n° 9.586/2021 e sem ônus financeiro ao munícipio.
OBJETIVOS